Novo Ford Focus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus...

5 participantes

Ir para baixo

A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus... Empty A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus...

Mensagem por GRM177 Qui maio 17, 2012 1:10 am

Em 2010 troquei meu OF ZR 1.6 Flex, por um NF Sigma 1.6 Flex.

Embora nunca tenha me deixado no meio do caminho, tive alguns stress com o carro, mais em função da falta de controle de qualidade da Ford, e CCS despreparada, mas tudo resolvido em maior parte, e o cara começa a reparar uns detalhes.

Queixas comuns (e talvez mitos) que vejo na Internet:

- Desvalorização excessiva, bom, perdi aproximadamente R$ 6.000 em 24 meses (FIPE), amigo que comprou Honda City (e cito um Honda pq o pessoal gosta de dizer que Honda e Toyota não perde valor, mesmo ignorando que pagam 20.000 a mais antecipados num Corolla ou Civic), bom, pagou R$ 63K e hoje vale R$ 51K, perdeu R$ 12.000 no mesmo período;
- Barulho, é bem mais barulhento que um OF (que usava rodas 14' ou 15'), mas comparado a um i30 ou Civic, não sei se é tão ruim assim, no caso do i30 sei com toda certeza que é muito menos confortável;
- Manutenção e revisões, embora a Hyundai tenha reduzido a M.O. de suas revisões, as peças chegam a custar o quádruplo de um Ford, um filtro de cabine é R$ 135 contra R$ 35 do Focus, informações segundo a Quatro Rodas, apesar de algumas queixas também como palhetas e pastilhas, a verdade é que consultando à CCS consegue-se tudo bem abaixo de tabela, só por exemplo, as palhetas de R$ 220 do site oficial consegui a R$ 140 na prática;
- Sigma 1.6 não anda, a verdade é que é um carro pesado, e passa uma sensação de certa lerdeza em função disso, mas se considerar tempos, tem gente que defende Golf 1.6 8V, que faz 0-100 em 14s, contra 12.8 de um Sigma que está na média da categoria, mesmo sendo bem mais pesado, o problema tanto é o peso que em final o carro faz 190 limitados eletronicamente, mesma final, por exemplo, de um Tiida que faz 0-100 em 9,6s, quer dizer, problema não é motor, é peso e talvez calibragem eletrônica, ainda assim dá conta pelo custo-benefício. Se for o Duratec então...

Podia ir adiante, mas é que às vezes as pessoas falam coisas sem pensar e me peguei refletindo a respeito, sem mencionar que na minha opinião é o carro mais bonito da categoria, de defeito real mesmo tem uma certa falta de controle de qualidade, como disse, obriga o comprador a resolver coisas desnecessárias, e alguns acabamentos poderiam ser melhores, esqueci de dizer, é mais seguro que um Corolla, inclusive para crianças atrás, onde o Corolla tem o pior desempenho, são os dois melhores carros de passeio do NCAP, Focus na frente por R$ 20K menos.

Assim, com R$ 53K compra-se um 1.6 com ABS, preço de Polo e Punto.

Principal defeito da Ford é o pós-venda e as revisões semestrais, mas é um excelente carro em vários aspectos.

GRM177

Mensagens : 520
Agradecimentos recebidos : 3
Data de inscrição : 21/02/2011
Idade : 46
Ano/Modelo : 2010/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus... Empty Re: A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus...

Mensagem por Tre25 Qui maio 17, 2012 8:28 am

Ja tive astra,golf,307 e agora meu titanium MT e digo com toda certeza que o meu focus está anos luz a frente de todos que tive!a diferença para mim é absurda, que as vezes eu nem acredito!!amigos que tem i30,civic e bravo ficaram assustados com a beleza e mimos do focus,já que eles não conheciam a versão titanium!Isso se deve a ford que definitivamente não tem o carinho de mãe com o focus! O que eu posso dizer que estou cada vez mais satisfeito com meu carro!Barulhos todos carros tem,recentemente andei em uma range rover top,e ela parecia uma escola de samba,podem acreditar!!qto a css e duro o descaso de algumas, aqui na minha cidade o dono da css ford e amigo de infancia do meu pai,e até hj na marca nunca tivemos problemas!!enfim um carro que destrói seus concorrentes em quase todos comparativos,não e simplesmente só um carro!
Tre25
Tre25

Mensagens : 384
Agradecimentos recebidos : 2
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 38
Ano/Modelo : 2014

Ir para o topo Ir para baixo

A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus... Empty Re: A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus...

Mensagem por luisinfo Qui maio 17, 2012 5:16 pm

Acho que muitas reclamações são pertinentes aos Focus 2009 a 2010. No final do ano passado comprei meu Titanium e não tenho queixa. Esperei o carro "amadurecer" a qualidade de montagem, inclusive incorporando faróis direcionais, sensor de chuva e de luminosidade.

Antes dele, tive três carros 0 km da Fiat: Palio 1.0, Brava 1.6 e Palio 1.4. Todos deram muitos probleminhas logo nos primeiros meses. Nada muito sério, mas que exigiram várias visitas às concessionárias. Coisas do tipo: ar não gela, portas difíceis de fechar, infiltração em lanternas, bateria arriada em 10 dias de uso, vazamento no câmbio por duas vezes e por aí vai...

Queria voltar a ter um hatch médio e namorei o Focus por dois anos, comparando e fazendo test-drives nos concorrentes. Não tive dúvida. Até agora, oito meses e 13 mil km depois, estou muito satisfeito.
luisinfo
luisinfo

Mensagens : 221
Agradecimentos recebidos : 6
Data de inscrição : 04/10/2011
Idade : 63
Ano/Modelo : 2011/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus... Empty Re: A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus...

Mensagem por Eron Qui maio 17, 2012 9:04 pm

Olha GRM177, eu concordo contigo.

Esse mês fechei 60 mil Km com o Focus em um ano e meio de uso, como utilizo para viagens em meu trabalho, ja planejo para meados de 2013 a troca por um outro carro devido ao KM elevado (acredito que nesse periodo ja estara com 100 mil KM).

Para minha surpresa, essa semana montei uma tabela no excel e fiz um comparativo de todas as opções no mercado dentro da minha realidade, o que eu realmente preciso:

Motor: 1.6 até 2.0, Quatro portas e que possua ABS + AIR BAG, com valor de até 60 mil reais.

Esses itens foram os 'classificatórios' para a analise dos veiculos disponiveis.

Por incrivel que pareça, deu Focus disparado! Ou seja, em 2013 só vou trocar de placa, o carro continua o mesmo ha ha ha.

Eron


Eron
Eron

Mensagens : 67
Agradecimentos recebidos : 1
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 40
Ano/Modelo : 2010/2011

http://www.planilhando.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus... Empty Re: A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus...

Mensagem por Eron Qui maio 17, 2012 9:04 pm

quase esqueço, que coisa boa o descanso de braço do Focus, até hoje não encontrei outro igual.
Eron
Eron

Mensagens : 67
Agradecimentos recebidos : 1
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 40
Ano/Modelo : 2010/2011

http://www.planilhando.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus... Empty Re: A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus...

Mensagem por Green Hornet Qui maio 17, 2012 11:00 pm

GRM177 escreveu:Principal defeito da Ford é o pós-venda e as revisões semestrais, mas é um excelente carro em vários aspectos.
No caso das revisões semestrais, isso não é um "privilégio" da ford. A Nissan tem a mesma prática e com preços bem mais altos que a Ford. O preço fixo da Nissan é só para as peças. A Mão de obra fica por conta de cada concessionária. Tenho colegas que estão sofrendo com os preços da Nissan.

Quanto aos japas, como já citaram aqui, a desvalorização é maior que a do Focus. Se comprar um japa hoje vc gasta, para uma versão equivalente à qq versão do Focus uns, R$ 8.000,00 a R$ 10.000,00 a mais. Daquia a uns anos, quando vc for vender esse japa, depois de uns anos, ele deverá estar custando mais que o Focus, mas a diferença não será mais de R$ 8.000,00 a R$ 10.000,00. Terá caído para uns R$ 4.000,00 a R$ 5.000,00. Ou seja, vc perde mais dinheiro.
Green Hornet
Green Hornet

Mensagens : 1419
Agradecimentos recebidos : 6
Data de inscrição : 06/10/2010
Idade : 61
Ano/Modelo : 2017/2018

Ir para o topo Ir para baixo

A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus... Empty Re: A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus...

Mensagem por GRM177 Sex maio 18, 2012 12:20 am

Green Hornet escreveu:
GRM177 escreveu:Principal defeito da Ford é o pós-venda e as revisões semestrais, mas é um excelente carro em vários aspectos.
No caso das revisões semestrais, isso não é um "privilégio" da ford. A Nissan tem a mesma prática e com preços bem mais altos que a Ford. O preço fixo da Nissan é só para as peças. A Mão de obra fica por conta de cada concessionária. Tenho colegas que estão sofrendo com os preços da Nissan.

Quanto aos japas, como já citaram aqui, a desvalorização é maior que a do Focus. Se comprar um japa hoje vc gasta, para uma versão equivalente à qq versão do Focus uns, R$ 8.000,00 a R$ 10.000,00 a mais. Daquia a uns anos, quando vc for vender esse japa, depois de uns anos, ele deverá estar custando mais que o Focus, mas a diferença não será mais de R$ 8.000,00 a R$ 10.000,00. Terá caído para uns R$ 4.000,00 a R$ 5.000,00. Ou seja, vc perde mais dinheiro.

Ia dizer que estava errado, mas fui perguntar para a namorada e é seis em seis mesmo, tá certo, ainda assim não acho uma desculpa aceitável para Ford, é um sistema burro de revisão, primeiro, pq não se trata de um avião, uma vez por ano é suficiente, segundo, porque além do custo, é injusto, meu carro tem 16750 Km hoje, se eu fizer a próxima revisão que com a tolerância de um mês seria até o fim de agosto, o carro nessa média teria uns 18.000 Km, e é a revisão de 40.000 Km, absurdo.

GRM177

Mensagens : 520
Agradecimentos recebidos : 3
Data de inscrição : 21/02/2011
Idade : 46
Ano/Modelo : 2010/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus... Empty Re: A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus...

Mensagem por luisinfo Sex maio 18, 2012 9:01 am

Os seis meses entre as revisões não são problema para mim. Não rodo tanto como o Eron, mas faço uma média de 20.000 km por ano. Dá certinho.

Quanto à concessionária, é muito burocrática. Cada vez que dá entrada, fazem uma conferência demorada, mesmo que seja para um serviço simples. Até agora só fiz a primeira revisão e troquei uma moldura de plástico defeituosa na parte de fora da porta traseira (parece um triângulo preto).

O atendimento foi muito atencioso, só que marquei a revisão para o início da tarde e queriam ficar com meu carro até o dia seguinte. Conversei e marcaram para o dia seguinte de manhã e me entregaram o carro em uma hora, comigo acompanhando os serviços. Para a troca da moldura, também tive que ir duas vezes, porque na primeira eles disseram que a peça do estoque também estava defeituosa...

Estou contando isso só pra ilustrar que a gente tem que ficar muito ligado, senão eles deixam a gente sem carro à toa.
luisinfo
luisinfo

Mensagens : 221
Agradecimentos recebidos : 6
Data de inscrição : 04/10/2011
Idade : 63
Ano/Modelo : 2011/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus... Empty Re: A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus...

Mensagem por Eron Sex maio 18, 2012 2:35 pm

Luis,

Eu fiz revisão só até os 30 mil. Somando todas as revisões eu deixaria em torno de 5 mil reais na CCS, para literalmente, ''trocar o óleo''.

Tive apenas um problema, estourou a bomba d'agua, que na propria CCS me cobraram R$ 180,00 com MO inclusa.
Eron
Eron

Mensagens : 67
Agradecimentos recebidos : 1
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 40
Ano/Modelo : 2010/2011

http://www.planilhando.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus... Empty Re: A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus...

Mensagem por GRM177 Sex maio 18, 2012 8:14 pm

Pois é, a menos que eu sinta que algo irá dar problema, a próxima (24 meses ou 40.000 Km) abandono a garantia (ainda assim, judicialmente, se necessário, eles tem responsabilidade em caso de vícios ocultos ou algo que a revisão não implique em perda da garantia, pois não tem como dizer que o carro perdeu a garantia de um tecido desbotando, ou um painel torto por você não ter feito revisão, coisas sem relação).

Fiz a conta e vou seguir a lógica, com as revisões até os 30.000 Km ou 18 meses feitas, gastei aproximadamente R$ 1000, terei 25 meses de garantia no total (24+1, de tolerância), para ter garantia pelos 11 meses restantes (após os 36 não há tolerância, que é para a revisão, não para garantia após acabada), teria que fazer mais duas, ao custo aproximado de R$ 1500 no total.

Resumo,

25 meses de garantia ao custo de R$ 1000
11 meses de garantia ao custo de R$ 1500

Bem verdade que cedo ou tarde, trocarei velas, líquido do radiador, coisas incluidas nessa revisão de 24 meses, mas meu carro tem 16.500 Km, pode ser feito daqui a um até dois anos (entre 36 e 48 meses), e não em julho quando seria a próxima revisão, bem como se vier a vender o carro, o próximo proprietário que faça, quem tem a vantagem de comprar usado (preço), também arca com a desvantagem (manutenção).

Por garantia talvez eu leve em um outro profissional para uma análise superficial, ver se há alguma estimativa de problema, se descobrir que algo não vai bem, resolvo antes de acabar.


GRM177

Mensagens : 520
Agradecimentos recebidos : 3
Data de inscrição : 21/02/2011
Idade : 46
Ano/Modelo : 2010/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus... Empty Re: A gente reclama, mas é bom ser dono de Focus...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos